Posso trocar a ração do meu Dogue Alemão? De que maneira?

É esperado que o canil de onde você comprou um filhote de dogue alemão o esteja alimentando com algum tipo de alimento industrializado ou como mais popularmente chamamos: ração.

A outra possibilidade é o filhote estar sendo alimentado com algum tipo de alimentação preparada pelo próprio canil. Algo como uma mistura de arroz com pescoço e miúdos de frango, dentre outras possíveis combinações.

Alimentação preparada em casa (comida)

No caso da alimentação preparada pelo próprio canil, você poderá continuar com a combinação preparada pelo canil e nesse caso o canil deverá lhe fornecer a receita, e assim que chegar em casa com o filhote agendar uma consulta veterinária para que ele avalie a composição da receita e indique se apenas a receita será suficiente ou se deverá ser alterada ou complementada. Ainda haverá a possibilidade do veterinário lhe indicar que você troque a alimentação preparada em casa pela industrializada (ração). A decisão será sua se continuará com a alimentação caseira ou se migrará para a industrializada e vice-versa.

Alimentação industrializada (ração)

Acreditamos que na maioria dos casos os filhotes são entregues aos novos donos sendo alimentados com um alimento industrializado (ração). Normalmente eles são entregues com alguns pacotes de amostras da ração que o canil os alimenta para que os novos donos tenham dois ou três dias de alimento em casa enquanto procuram pela marca de ração indicada em sua região em alguma loja especializada como pet shops. Se o canil não possui as amostras porque o fabricante não as entregou a tempo, espera-se que o bom senso prevaleça e o canil forneça de seu próprio estoque uma quantidade suficiente para três dias de alimentação. Do contrário abre-se espaço para especulações do tipo: será que o canil oferece mesmo a ração que diz fornecer? Será que o canil oferece mesmo ração ou será que oferece comida preparada e diz que oferece ração?

Mas o que fazer quando você não encontra a ração que o canil indicou?

Nesse caso não há outra alternativa a não ser procurar uma marca ou tipo equivalente de ração para alimentar seu filhote. O problema é que uma mudança brusca na alimentação pode causar desarranjos intestinais e até a recusa por parte do filhote. Então o que recomendamos é que ao introduzir bruscamente uma outra ração, que isso seja feito aos poucos, ou seja, em pequenas porções. Veja um exemplo:

Se o seu filhote estava comendo 300 gramas de ração por dia da ração X, ao introduzir a nova ração (ração Y) ofereça apenas 150 gramas no primeiro dia, 200 gramas no segundo dia, 250 gramas no terceiro dia e 300 gramas no quarto dia. Daí em diante siga a recomendação contida na embalagem da nova ração. Mesmo assim não há garantia que sua fezes não sairão moles ou até mesmo como diarreias. Tudo vai depender de como o organismo de se filhote vai se adaptar à nova ração.

Fique atento para casos de diarreia prolongada, pois a diarreia provoca uma rápida desidratação e outras complicações. Procure um veterinário se a diarreia durar mais de 24 horas.

Estou dando a ração que o canil indicou mas por algum motivo gostaria de mudar, eu posso fazer isso?

Sim, você pode. Mas você deve ter atenção à composição da nova ração. Existem algumas proporções na composição que são importantes para um dogue alemão. Por exemplo, se você está alimentando o seu filhote de dogue alemão com uma ração super premium para dogue alemão ou raças gigantes, não vá esperar que uma ração premium para raças pequenas possua a mesma composição.

Não existe milagre. Ração de qualidade é cara (e o conceito de “caro” depende de cada pessoa).

Mas partindo do princípio que você fez uma escolha equivalente e que o seu veterinário aprovou a mudança, a transição deverá ser aos poucos. Veja o exemplo:

Primeiro dia: 10% da nova ração + 90% da ração antiga;

Segundo dia: 10% da nova ração + 90% da ração antiga;

Terceiro dia: 20% da nova ração + 80% da ração antiga;

Se as fezes estão moles, mantenha a proporção do terceiro dia até que firmem. Após firmada, siga com as proporções abaixo.

Se as fezes estão firmes no terceiro dia, no quarto dia você já poderá partir para o meio a meio.

Quarto dia: 50% da nova ração + 50% da ração antiga;

Quinto dia: 50% da nova ração + 50% da ração antiga;

Sexto dia: 80% da nova ração + 20% da ração antiga;

Sétimo dia: 80% da nova ração + 20% da ração antiga;

Oitavo dia em diante: 100% da nova ração.

Para alguns essa transição que propomos acima é lenta demais, para nós é cuidadosa.