O que utilizar para combater pulgas e carrapatos?

A primeira coisa que você precisa saber é que uma vez iniciada a batalha contra pulgas e carrapatos, nunca mais ela terá fim.

Você pode até eliminar os focos, não ver mais os inimigos, mas sua cabeça estará sempre ligada a cada coçada que seu cão der. Se a guerra física acabou a psicológica continuará

O que relataremos abaixo é relativo ao nosso caso e funciona para o nosso caso. É possível que dependendo de onde você resida e das condições climáticas e até de vizinhança (pastos de bois, cavalos, vizinhos que não tratam seus animais, etc.) nossas soluções sejam ineficientes para você.

Combatendo as Pulgas

Aplicação no cães

Para as pulgas nós utilizamos um rodízio a cada 9 meses.

Por exemplo:

Se em janeiro aplicamos o Frontline, repetiremos as aplicações nos intervalos recomendados até que chegue setembro e então mudamos para MyPet. Passados mais 9 meses, aplicamos agora o Advantage Max3. E então passados mais 9 meses retornamos ao Frontline e reiniciamos o ciclo.

Esse rodízio nos pareceu eficiente. Não temos estatísticas para comprovar a eficácia desse rodízio, pois não temos como isolar os grupos de cães para conduzir uma pesquisa e levantar evidências, mas temos a sensação de melhora.

Aplicação no ambiente

Também utilizamos o esquema de rodízio a cada 9 meses.

Para o ambiente, atualmente utilizamos dois produtos: K-Othrine e Ficam.

Combatendo os carrapatos

Em 10 anos, tivemos apenas uma ocorrência de carrapatos e na ocasião utilizamos a coleira Kiltix nos cães. No ambiente aplicamos Butox.

Vale ressaltar que essa ocorrência foi em 2003. Desde então nunca mais tivemos problemas com carrapatos.