A primeira coisa que você precisa saber é que uma vez iniciada a batalha contra pulgas e carrapatos, nunca mais ela terá fim.
Você pode até eliminar os focos, não ver mais os inimigos, mas sua cabeça estará sempre ligada a cada coçada que seu cão der. Se a guerra física acabou a psicológica continuará
O que relataremos abaixo é relativo ao nosso caso e funciona para o nosso caso. É possível que dependendo de onde você resida e das condições climáticas e até de vizinhança (pastos de bois, cavalos, vizinhos que não tratam seus animais, etc.) nossas soluções sejam ineficientes para você.
Aplicação no cães
Para as pulgas nós utilizamos um rodízio a cada 9 meses.
Por exemplo:
Se em janeiro aplicamos o Frontline, repetiremos as aplicações nos intervalos recomendados até que chegue setembro e então mudamos para MyPet. Passados mais 9 meses, aplicamos agora o Advantage Max3. E então passados mais 9 meses retornamos ao Frontline e reiniciamos o ciclo.
Esse rodízio nos pareceu eficiente. Não temos estatísticas para comprovar a eficácia desse rodízio, pois não temos como isolar os grupos de cães para conduzir uma pesquisa e levantar evidências, mas temos a sensação de melhora.
Aplicação no ambiente
Também utilizamos o esquema de rodízio a cada 9 meses.
Para o ambiente, atualmente utilizamos dois produtos: K-Othrine e Ficam.
Em 10 anos, tivemos apenas uma ocorrência de carrapatos e na ocasião utilizamos a coleira Kiltix nos cães. No ambiente aplicamos Butox.
Vale ressaltar que essa ocorrência foi em 2003. Desde então nunca mais tivemos problemas com carrapatos.