Alimentação do Dogue alemão

O Dogue Alemão é um cão que requer alguns cuidados especiais quanto a sua alimentação.

O filhote de Dogue Alemão se desenvolve até os 24 meses de idade (normalmente).

O Dogue Alemão deve ser alimentação apenas com ração (alimento industrializado seco) própria para a raça ou para o porte físico da raça. Poucos fabricantes possuem uma fórmula específica para Dogue Alemão, mas a maioria possui uma fórmula chamada “raças grandes ou gigantes”. Essas devem ser as fórmulas consumidas pelo Dogue Alemão.

Isso é muito importante pois a fórmula incorreta poderá causar vários problemas principalmente se consumida nos primeiros 24 meses que é a fase do desenvolvimento do Dogue Alemão.

Alimentos para Filhotes X Alimentos para Adultos

Outro ponto importante é que a alimentação do filhote deve ser diferente do cão adulto. Isso porque filhotes têm necessidades diferentes das dos adultos. Então, se você estiver oferecendo um alimento indicado para adultos para um cão filhote, estará deixando de oferecer alguns nutrientes fundamentais para a formação de ossos, articulações e musculatura, o que poderá fazer com que o cão não atinja todo o seu potencial de crescimento, além de poder causar algum dano irreversível na sua formação esquelética.

O contrário também traz alguns prejuízos, principalmente financeiros, já que se você estiver oferecendo alimentos indicados para filhotes para um cão adulto, poderá estar oferecendo nutrientes dos quais os cães não irão mais fazer proveito, sendo assim você estará jogando dinheiro fora.

Quantidade diária que o Dogue Alemão deve consumir

Nós recomendamos que a alimentação diária de um filhote deve ser dividida em 3 porções. Após 1 ano recomendamos a divisão em no mínimo 2 porções diárias. Nós adotamos 3 porções diárias.

O motivo dessa divisão é que o Dogue Alemão tem propensão a algo chamado “torção gástrica” que pode ser fatal. Essa “torção gástrica” geralmente é causada pela ingestão de grandes volumes de alimentos.

Mas qual a quantidade diária em gramas (peso) que deve ser oferecida a um filhote de Dogue Alemão?

Alguns criadores acreditam que o alimento deve estar disponível para o filhote 24 horas por dia, ou seja, ele alimenta-se à vontade. Outros, embora não deixem o alimento disponível 24 horas por dia, oferecem grandes quantidades por refeição ao longo de um dia.

Segundo algumas pesquisas, o Dogue Alemão deve ser alimentado com restrição alimentar. Isso quer dizer que ele deve seguir uma dieta onde a quantidade seja administrada de tal forma que ele não fique obeso e nem magro. Essa recomendação deve ser seguida para evitar problemas osteo-articulares.

Para os pesquisadores desses estudos, a restrição alimentar fará com que o Dogue Alemão cresça devagar, evitando assim os problemas osteo-articulares.

Um desses estudos recomenda que, no caso da alimentação Super Premium, seja seguida a quantidade diária indicada na embalagem. Mas essa quantidade deve servir apenas como referência. Se você notar que seu filhote está ficando muito magro, você deve aumentar a quantidade, se notar que está ficando gordo, deve-se diminuir a quantidade.

Nós adotamos o crescimento supervisionado com restrição alimentar. Nossos Dogues Alemães crescem magros.

O que é um Dogue Alemão magro e um Dogue Alemão gordo?

Primeiro passo:

Olhe seu cão de cima. Seu cão deve estar de pé (nas quatro patas). Trace uma linha imaginária que vem do tórax do cão até as patas traseiras.

Se houver uma “entrada pequena” na altura da cintura, seu cão está magro. Se a entrada é grande, ele pode estar muito magro e precisa engordar. Se não houver “entrada” alguma ou pelo contrário, a cintura até “salta” para fora da linha, então seu cão pode estar gordo ou obeso.

Segundo passo:

Olhe seu cão de lado. Seu cão deve estar de pé (nas quatro patas).

Se as costelas ficam visíveis apenas em alguns momento da respiração, ele deve estar magro. Se estão sempre aparentes, então ele está muito magro e precisa engordar. Se as costelas raramente aparecem, então ele pode estar gordo ou obeso.

Terceiro passo:

Se você percebe que seu cão está muito magro ou gordo e não está conseguindo reverter o quadro mesmo passados 1 ou 2 meses, procure um veterinário para avaliação.

Um cão não pode ficar muito magro e nem gordo.

IMPORTANTE! Se o seu Dogue Alemão está ficando muito magro mesmo após você ter aumentado a quantidade, solicite exames, principalmente de fezes para verificar a presença de vermes. E fique atento quanto ao exame, pois alguns vermes não são detectados no primeiro exame, sendo necessária a repetição do exame por até 3 dias consecutivas ou intercalados. O primeiro exame sendo negativo não descarta a presença de vermes.

Qualidade do alimento (ração)

Se você quer ter um Dogue Alemão deve saber desde já que um alimento de baixa qualidade irá tornar o seu cão um exemplar feio, magro, com pelos sem brilho e as costelas à vista. Além de muitos outros problemas de saúde que lhe trarão muitos gastos com visitas ao veterinário.

Por tudo isso, o alimento que você deverá oferecer tem que ser obrigatoriamente no mínimo do tipo “premium” mas idealmente deve ser um “super premium“.

Um boa ração “super premium” tem tudo aquilo de que seu Dogue Alemão irá precisar, sendo ele filhote ou adulto, desde que específica para a raça Dogue Alemão ou Raças Gigantes. Você não precisará oferecer qualquer tipo de suplemento, a não ser que o veterinário que faz o acompanhamento de seu cão recomende.

Glicosamina e Condroitina

Idealmente esses dois nutrientes devem estar presentes na formulação das rações que você vai oferecer ao seu Dogue Alemão, principalmente até os 2 anos de idade, pois eles ajudam na prevenção de doenças articulares.

Suplementos, cálcio, vitaminas

Qualquer nutriente adicional (além da ração) deve ser oferecido apenas com orientação do veterinário que faz o acompanhamento de seu Dogue Alemão, pois o excesso também poderá ser prejudicial. A suplementação de cálcio é quase uma tradição, mas saiba que na maioria das vezes ele é desnecessário, você estará apenas gastando dinheiro e predispondo seu Dogue Alemão a algum risco causado pela super-ingestão de cálcio. Se o alimento que você oferece ao seu Dogue Alemão é um Super Premium de qualidade, esqueça o cálcio. Salvo necessidade comprovada por exame.

Potencial de crescimento

Assim como os seres-humanos os cães também têm em seu DNA o seu potencial de crescimento registrado e o que fará com que ele o atinja é um bom ambiente, higiene, saúde e alimentação adequada. Por isso, a qualidade de vida dos dois primeiros anos do seu Dogue Alemão é fundamental para que ele consiga atingir todo o seu potencial de crescimento. Claro que um cão com predisposição genética a ter 80cm de altura, não crescerá mais do que isso mesmo com uma super alimentação. Mas o contrário é verdadeiro, uma alimentação desbalanceada juntamente com uma série de ocorrências de doenças fará com que um cão com predisposição genética a atingir 90cm de altura, nunca o atinja, tornando-se um cão, por exemplo, de 80cm e com problemas recorrentes de saúde.

Petiscos e outros

Pode-se oferecer biscoitos para cães, ossinhos palito, osso higienizado e/ou defumado, frutas (ex.: maça, banana), mas sempre como petisco ou recompensa. Esses alimentos não devem ser a alimentação principal.

Osso tipo “nó”: se for oferecer osso do tipo “nó”, nas primeiras vezes aconselhamos que você supervisione o consumo, pois alguns cães podem cortar um dos “nós” e tentar engoli-lo inteiro sem mastigar o que poderá fazer com que ele engasgue. Tal fato já ocorreu conosco.

Alimento humano (comida caseira)

Nós aconselhamos que você nunca ofereça nada que seja consumido pela sua família (com exceção das frutas). Biscoitos, pães, restos de comida não estão balanceados para os cães e contém, normalmente, muito tempero e sal trazendo prejuízos na saúde deles.

Outra consequência importante é que ao oferecer esses tipos de alimentos, principalmente enquanto você ou alguém de sua família os consome, transformará o seu cão em um pedinte. Um comportamento “bonitinho” enquanto ele é filhote, mas que trará alguns problemas quando ele crescer.

Água, muita água

A água é fundamental para qualquer cão. Você deve oferecer água à vontade. Ela deve estar sempre limpa. E deve ser trocada várias vezes ao dia. Nas trocas deve-se lavar o recipiente.

Não deixe o pote de água pegando sol, pois o aquecimento da água poderá fazer com que o seu cão se recuse a consumi-la.