Escaras de decúbito ou Calos de apoio
Acomete principalmente cães de raças de médio a grande porte. É caracterizada pela perda dos pelos e pelo aumento da espessura da pele em pontos de pressão óssea constante. Algumas regiões do corpo que possuem menor revestimento de gordura, como é o caso dos “cotovelos”, “calcanhares” e “peito” são as mais atingidas. Quando o animal se deita, seu peso faz com que as “pontas” dos ossos entre em atrito com o solo duro e áspero, tendo apenas a pele como proteção. Para compensar esse impacto a pele começa a se espessar, ganhando o aspecto de um calo.
As escaras de decúbito não causam dor ao animal, porém, em alguns casos elas podem ressecar, rachar, inflamar, podendo ocasionalmente ulcerar ou formar fístulas que drenam pus e sangue. Nessa situação, as escaras se transformam num processo bastante doloroso.
O peso é uma fator predisponente, ele deve ser proporcional ao seu tamanho. Se o animal está acima do peso, exercitá-lo e diminuir a quantidade de ingestão alimento para que chegue ao peso correto é um fator muito importante. Providenciar um local macio para que o animal possa se deitar, também pode ser muito útil .
Além dessas duas medidas citadas anteriormente recomenda-se o uso de produtos veterinários já disponíveis no mercado. Pode usar também produtos a base de ureia ou até mesmo óleos vegetal ou mineral nas áreas predispostas ao aparecimento de “calos” irá ajudar bastante e poderá até reduzir as escaras existentes no local.
Dra. Anna Carolina M. Gimenez
Médica Veterinária